
CERRADO SAGRADO
Cerrado Sagrado [2025]: Existe uma linguagem silenciosa que a natureza escreve com formas.
Ela se desenha nas espirais de uma flor, nos galhos que se bifurcam como veias.
Essa linguagem é antiga. É a geometria sagrada — não inventada, mas percebida. Um código oculto que revela, no Cerrado, a ordem dentro do caos, a harmonia que habita até o mais imprevisível dos caminhos.
CERRADO SAGRADO é uma exposição fotográfica que convida o público a enxergar este bioma com outros olhos — olhos que reconhecem mandalas em pétalas, simetrias em folhas, padrões secretos em troncos e paisagens. As imagens capturam o sagrado invisível que pulsa na paisagem: formas que se repetem, se conectam, se equilibram.
Cada fotografia é mais que registro. É contemplação, é rezo, é poesia visual. É a tentativa de decifrar a caligrafia geométrica da Terra.
Inspirada nas proporções naturais e nas formas que se revelam em diferentes escalas — da semente à copa das árvores — a exposição apresenta o Cerrado como um organismo vivo, que respira beleza e sabedoria. Um bioma resiliente, muitas vezes desrespeitado, mas que floresce com força e delicadeza, mesmo em tempos de destruição.
Aqui, a matemática encontra o mistério e o olhar se curva diante da perfeição do simples.
O Cerrado se torna altar.
A paisagem, oração.
A arte, caminho.
CERRADO SAGRADO é, portanto, mais do que uma exposição de imagens: é uma jornada sensível entre arte, natureza e espiritualidade. Um convite para caminhar com os olhos, silenciar com o coração e se conectar — de forma viva — com as formas que a Terra sussurra o tempo todo.
CONTRIBUIÇÃO À RESTAURAÇÃO DO CERRADO
Ação social de apoio aos Coletores de Sementes na Chapada dos Veadeiros
A exposição “Cerrado Sagrado” cria um ambiente de valorização e celebração da beleza biodiversa do Cerrado, com a finalidade de sensibilizar sobre a importância da preservação da flora cerratense, Cerrado Sagrado se posiciona como um manifesto visual sobre a singularidade desse bioma essencial que enfrenta graves ameaças.
Durante o período de 11 de setembro a 11 de outubro de 2025, portanto disponibilizaremos à venda reproduções das 31 imagens que compõem a exposição, em tamanho A3 e A4. O objetivo é arrecadar dinheiro para contribuição às ações de proteção e restauração do Cerrado, já em execução na Chapada dos Veadeiros.
Toda a renda financeira obtida com as vendas nesse período será integralmente doada para a CERRADO DE PÉ (Associação de Coletores de Sementes na Chapada dos Veadeiros) que é composta por 160 coletores das comunidades do entorno do Parque Nacional, nos municípios de Colinas do Sul, Alto Paraíso de Goiás, Teresina de Goiás e Cavalcante, com participação majoritária de 78% mulheres-coletoras.
Para adquirir o seu pôster e contribuir para a defesa e ampliação do bioma Cerrado, fortalecendo as ações de recuperação de áreas degradadas, pode entrar em contato diretamente com a equipe através dos nossos canais de atendimento:
projetocerradosagrado@gmail.com
e +55 62 99619 8103
Para saber mais:
https://www.cerradodepe.org.br/quem-somos
Ficha Técnica Cerrado Sagrado
Fotografia
Melissa Maurer
Projeto gráfico
Luana Medeiros
Assessoria de campo
Lara Macedo Pádua
Guia em área silvestre
Camila Santiago
Audiodescrição/Acessibilidade
Marise Glória Barbosa
Consultoria Acessibilidade - Maria Isabel de Franca
Engenharia de Audio Acessibilidade - Alexa Èlà
Assessoria de Imprensa
Hígor Torres e Ana Gabrielle Ramos
Registro e edição audiovisual
(mini-Doc)
Ester de Maria
Assessoria técnica-financeira
Alexandra Ferreira Pedroso
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc,
operacionalizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura
Tornando a Arte Acessível
Explorando a exposição fotográfica "CERRADO SAGRADO"
Na vanguarda da inclusão, a exposição fotográfica CERRADO SAGRADO acolhe os sentidos de todos os seus visitantes. Ao acessar a exposição, percebe-se imediatamente o compromisso com a acessibilidade, evidenciado pelas ferramentas cuidadosamente desenvolvidas para pessoas com deficiência.
Para as pessoas com deficiência visual que são usuárias do sistema braille de leitura e escrita, como meio de comunicação, foi disponibilizado um painel em braille e letras ampliadas para pessoas com baixa visão, buscando permitir que as informações sobre as imagens transcendam a barreira do visual e se tornem tangíveis através do toque.
As fotografias que compõem essa exposição também são guiadas por uma narrativa cuidadosamente elaborada, descrevendo cada cena com riqueza de detalhes, proporcionando uma experiência sensorial inclusiva, assim a magia das imagens ganha vida através da audiodescrição - a arte de transformar imagens em palavras.
Em um mundo cada vez mais digital, a tecnologia se torna uma aliada, garantindo que todas as pessoas tenham a oportunidade de vivenciar a beleza e a profundidade da arte. Assim, CERRADO SAGRADO não é apenas uma exposição fotográfica; é um testemunho do poder transformador da acessibilidade, onde cada visitante é convidado a sentir, ouvir e compartilhar, em um espaço onde as diferenças se tornam pontes para a compreensão e a união.
Para ACESSIBILIDADE integral a todas as imagens componentes dessa seleção, basta um simples gesto: escanear o QR Code disponível abaixo.
.png)
...

...























