
(...) ins.tan.tes.
mel melissa maurer
Melissa Maurer é uma fotógrafa autodidata brasileira, nascida em Brasília (DF) e residente em Alto Paraíso de Goiás desde 2004, onde desenvolveu sua ligação profunda com o Cerrado.
Trabalhando profissionalmente com fotografia desde 2014, é conhecida por um olhar sensível, delicado e intuitivo, que busca criar conexões entre a natureza, as pessoas e quem contempla suas imagens. O foco principal dos seus trabalhos são vivências fotográficas a partir de experiências que combinam nudez artística em conexão com a natureza, que geram sentimentos, sensações e reflexões tanto nas pessoas retratadas quanto nos espectadores.
Seu trabalho tem forte viés artivista, voltado para temas como preservação ambiental, empoderamento feminino, combate à LGBTfobia e críticas ao machismo. Entre seus projetos destacados estão “O Caminho do Cerrado” — que denuncia a devastação do bioma —, “NUde-se”, “Afet@”, “Beleza Interior” e “MACHO.cades”.
Melissa também é coautora do livro fotoetnográfico Beleza Interior, que reúne histórias de 28 mulheres da Chapada dos Veadeiros, expressando a beleza, resiliência e saberes locais.
Sua atuação combina estética, ativismo e compromisso social, valorizando o bioma Cerrado e as narrativas femininas que nele florescem.
Melissa Maurer é uma artista e fotodocumentarista cujo trabalho une técnica e sensibilidade para revelar a beleza misteriosa da natureza, ao lado de questões humanas e socioambientais, convidando à contemplação e à reflexão.
