top of page

Lançamento on line do Livro Beleza Interior



Mulheres integram patrimônio (i-)memorial do Cerrado em livro fotográfico

O livro Beleza Interior conta histórias de 28 mulheres residentes em Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros, que, através dos seus corações e saberes, transformam a vida da comunidade. Mulheres plurais, que se dedicam a fazer o bem nas mais diversas áreas.


"Às arquitetas da resistência, Mulheres-Cerrado, “cerradeiras”, “cerratenses” ou não, de raízes profundas e delicadas-firmes cascas, que brotam, deslumbrantemente, após as queimadas, ainda que sem chuvas, abundando belezas, medicinas, sabedorias, generosidade e amor. Um Viva a todas essas existências e a mais importante e mais rica: a Beleza Interior!" (trecho retirado do livro)


Com lançamento on line no dia 8 de março de 2021, Dia Internacional da Mulher, o livro fotográfico Beleza Interior, que tem sua 1ª edição realizada em Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros, traz destaque a belezas profundas do Cerrado.

Produto do Edital de Fomento às Artes Visuais do Fundo de Arte e Cultura de Goiás em 2018, Beleza Interior trata, segundo suas autoras, Melissa Maurer e Priscila Marília Martins, da junção de fotoetnografia e historiopoética narrativas, e visa a alargar não apenas noções sociais sobre o belo, mas também sobre mulheridades cerradeiras, patrimônio (i-)memorial do cerrado. “Beleza Interior é sobre parecências do cerrado às mulheres que o são: a beleza, a diversidade, generosidade, resiliência, delicadeza, vulnerabilidade, força, resistência. É, ainda, sobre fecundidades, medicinas, saberes e sabedorias”, dizem as autoras.


Mescla de poéticas narrativas, o livro traz trechos ꟷ ora narrados em terceira pessoa, ora, em primeira, em forma de depoimento ꟷ em que 28 mulheres, que transformam a solidariedade numa linguagem de vida e, a partir disso, mudam suas comunidades, têm histórias de suas vidas compartilhadas.


Longe de serem romantizados contextos e percursos, suas narrativas nos servem como inspiração e demonstram práticas para a construção de um mundo melhor, mais afetivo, coletivo e verdadeiramente solidário.


O livro conta ainda com audiodescrição para pessoas com necessidades especiais.


O projeto foi realizado com uma equipe técnica composta 100% por mulheres.


O livro "Beleza Interior" terá 50% da verba arrecadada com as vendas destinada a 4 projetos sociais realizados por algumas dessas mulheres: Projeto Semente Amarela, Associação Paulo de Tarso, Reciclealto e Projeto de Ensino Rural.


Sobre as autoras


Melissa Maurer nasceu em Brasília-DF e, em 2004, radicou-se na Chapada dos Veadeiros. Fotografa profissionalmente desde 2014, desenvolvendo diversos trabalhos artivistas e autorais, movidos por questionamentos, pela arte, delicadeza, força e a intuição que imprime em suas imagens.


Percebendo o cerrado como uma representação do rico universo feminino, misto de força, leveza e beleza transformadora/curadora, a artista conecta mulheres consigo, com outras mulheres e com a natureza, sendo esta sua principal linha de atuação.


Priscila Marília Martins é goianiense e reside em Alto Paraíso de Goiás desde 2018, onde atua como professora na rede pública de ensino. Ativista e pesquisadora, é graduada em língua portuguesa e literatura e mestra em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás e tem se dedicado a “esvaziar palavras e ocupar silêncios e a esvaziar silêncios e ocupar palavras”, diz.


Serviço:

Livro Beleza Interior

Lançamento online: 8 de março de 2021 as 19hs no canal do YouTube da fotógrafa https://www.youtube.com/user/MelissaMaurer


Vídeo Divulgação do Projeto:


Para saber mais:


Onde comprar:

60 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page